Conheça o Instituto Pró-Saber SP, uma das OSCs vencedoras do Edital do Órizon

Vamos conhecer melhor as três organizações da sociedade civil vencedoras no primeiro Edital em Venture Philanthropy do Instituto Órizon para as OSCs que fazem a diferença na educação? Para começar, apresentamos o Instituto Pró-Saber, de São Paulo (SP).

O Pró-Saber SP atua na região de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista, que tem cerca de 100 mil habitantes. O instituto tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeiras transformando suas famílias e suas comunidades. O Pró-Saber SP foi fundado em 2003, e há mais de 18 anos atua na comunidade.

O Pró-Saber SP trabalha e difunde alternativas teóricas e práticas para responder aos desafios educacionais brasileiros. Em São Paulo, a organização nasceu com o objetivo de preencher a lacuna de oferta de Educação Infantil em Paraisópolis. Naquela época, crianças ficavam em casa até os 7 anos, aguardando a idade mínima para entrar na escola, enquanto crianças de classes média e alta frequentavam a educação infantil da rede particular e, assim, já ingressavam no Ensino Fundamental com conhecimento de leitura e escrita.

Atualmente, eles oferecem contraturno com atividades de leitura e brincadeiras para 150 crianças no Programa Ler & Brincar e 560 no Programa Ler & Brincar nas Escolas, que leva o programa para escolas parceiras da comunidade, e têm o sonho nosso sonho em ser referência nacional em programas de educação que, ancorados na leitura e na brincadeira, contribuirão para o fim da desigualdade.

A Maria Cecilia Lins, Fundadora e Diretora Executiva, e a Marcia Bandeira, Diretora de Operações do Pró-Saber SP, responderam a algumas perguntas para a gente conhecer melhor essa organização que faz a diferença na vida das crianças de Paraisópolis e o que elas esperam da parceria com o Instituto Órizon.

Conte uma curiosidade sobre a organização social

Maria Cecilia: De 2003 a 2009 o Instituto Pró-Saber SP teve um nome fantasia de “Espaço Nossa Casa”. A ideia na época era que as crianças se sentissem “em casa” em um ambiente de acolhimento. Tínhamos um logo diferente, mais infantil. Ao longo do tempo, entendemos que seria mais adequado usarmos o nosso nome institucional

Qual a sua visão de futuro para a educação do Brasil?

Maria Cecilia: O Brasil precisa ser apaixonado pela educação, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. A qualidade da educação precisa ser a bandeira de cada um de nós, precisa se tornar uma obsessão. Enfim, se tornar um projeto de nação. Com esse desejo pulsante aliado a um bom plano de execução temos todas as possibilidades de fazer uma reviravolta na educação. Sonho com uma educação integral de qualidade para todos os brasileiros e sonho também com uma escola cheia de humanidade.

Qual a diferença que o Órizon vai trazer para a organização?

Márcia Bandeira: O apoio não só financeiro como técnico para o crescimento com qualidade da organização. Os encontros mensais, mais do que prestação de contas, são momentos de aprendizado e troca com pessoas comprometidas com o terceiro setor e muito experientes.

Do processo do edital, o que você acha que já serviu de aprendizado para a organização?

Márcia Bandeira: O processo de edital serviu como planejamento do Pró para os próximos anos. Como o processo do edital teve apoio de assessorias, planejamos os próximos anos de forma bem realista, mas também pudemos sonhar com nosso crescimento ancorados nos pilares de uma gestão bem robusta.

Onde você quer que a organização esteja daqui a dez anos?

Maria Cecilia: Quero que a nossa metodologia esteja em todo lugar. Onde tiver criança aprendendo a ler, tem Pró-Saber São Paulo.

Muito legal, né? Essa paixão e comprometimento com a educação como forma de transformar nosso país é o que buscamos com o Instituto Órizon e estão presentes nas organizações selecionadas. Nos próximos conteúdos, vamos apresentar as outras duas vencedoras: A Rede Cruzada, do Rio de Janeiro (RJ), e o Colégio Mão Amiga, de Itapecerica da Serra (SP).

Para saber mais:
Instituto Pró-Saber SP – Site oficial

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?