Temas ligados à educação são principal foco do Investimento Social Privado (ISP)

Temas ligados à educação são principal foco do Investimento Social Privado (ISP)

O Instituto Órizon nasceu com o propósito de investir em ações e organizações que fazem a diferença no campo da educação, pois consideramos que esse campo é com o maior potencial para transformações positivas na vida das pessoas e da sociedade em geral. De acordo com a nova edição do Censo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), não estamos sozinhos nesta missão. O levantamento, que ouviu 137 organizações associadas ao GIFE, apontou que a educação é o foco da maior parte do Investimento Social Privado (ISP) no Brasil.

Já falamos aqui no Linkedin do Órizon sobre o ISP, e, como um instituto formado por fundos de Private Equity para disseminar o conceito de Venture Philanthropy no Brasil, funcionamos direcionando o ISP a organizações sociais com um reconhecido trabalho no campo da educação, para potencializar sua oferta social. Segundo o Censo GIFE, quase R$ 2 bilhões oriundos dos ISPs foram investidos na educação brasileira. A quantia corresponde a 42% do valor total de 4,8 bilhões de reais aplicados pelos ISPs no ano. A educação também é o tema principal de 71% das organizações pesquisadas que têm algum tipo de atuação própria, e é o foco prioritário de 33% das organizações.

A educação é tradicionalmente a área que recebe mais investimentos do ISP, mas a participação desta área vem caindo desde a primeira edição do Censo GIFE, realizado em 2016. Se hoje 71% das organizações atuam com temas educacionais, esse número era de 84% em 2016. Isso significa que, desde então, muitos outros temas entraram no radar dos ISPs. Inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda, por exemplo, tiveram um crescimento expressivo.

Essa diversificação é importante, mas precisamos manter a atenção, pois a educação ainda é o campo com maior potencial de transformação social e, embora houve avanços nos últimos anos, o Brasil ainda está longe de garantir uma educação de qualidade a todos os seus cidadãos. Falamos bastante aqui no Linkedin do Órizon sobre os desafios nesse campo, dos problemas de infraestrutura e falta de valorização docente à dificuldade de se incorporar a tecnologia no ensino e melhorar os índices de aprendizado em matemática, por exemplo.

Investimento Social Privado (ISP)

O alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) do Pacto Global da ONU é outra tendência detectada no Censo GIFE. A incorporação dos ODS na estratégia de atuação das organizações associadas passou de 55% em 2018 para 80% em 2022. O ODS 4, Educação de Qualidade, é o compromisso no qual os ISPs mais se veem alinhados (68%), outro dado que corrobora essa área como a principal prioridade dos investidores sociais privados.

Chegando ao nosso quarto ano de atuação, seguiremos buscando novas formas de potencializar o trabalho de quem faz a diferença na educação aqui no Instituto Órizon! Além de trazer os conteúdos mais relevantes sobre essa área e como ela se relaciona com o Investimento Social Privado, estamos preparando novas ações e frentes de atuação, e em breve devemos anunciar as novidades!

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?