Crowdfunding x matchfunding: semelhanças e diferenças entre estes dois modelos de captação de recursos

matchfunding

Temos falado bastante aqui no blog do Instituto Órizon sobre as mais diversas formas de captação de recursos para organizações sociais que têm surgido nos últimos anos. Em 2023, falamos por exemplo sobre os mecanismos de incentivo fiscal que permitem a empresas destinar recursos para ações sociais e educacionais. Mas as doações diretas, de pessoas físicas que têm vontade de fazer o bem, são ainda responsáveis por boa parte dos recursos que as OSCs recebem.

A tecnologia digital revolucionou a forma como as OSCs podem se conectar a potenciais doadores. Conhecemos aqueles voluntários que ficam em locais de grande movimento das cidades com o colete de alguma organização abordando os transeuntes para falar um pouco sobre o trabalho que fazem e como é possível ajudar. Esse é um método tradicional de captação mas não é um trabalho fácil, pois a grande maioria das pessoas abordadas não vai se interessar e ignorará os apelos, e mesmo dos que eventualmente se interessarem na primeira abordagem, boa parte não chegará a fazer uma doação.

O digital permite ter um foco maior nessa abordagem, pois permite segmentar o público potencial de doadores e atingir pessoas que já demonstram algum interesse em causas sociais, por exemplo. E a capacidade de comunicação massiva e capilarizada da internet permite fazer isso com uma base de milhões de pessoas. Algumas metodologias de captação de recursos específicas para a internet surgiram nos últimos anos e hoje vamos falar de duas delas, abordando suas semelhanças e diferenças: o crowdfunding e o matchfunding.

Crowdfunding

O crowdfunding já é mais conhecido, e grosso modo é a versão digital da boa e velha vaquinha. Um grupo de pessoas se reúne e arrecada recursos em prol de determinada causa. Hoje, diversas plataformas de crowdfunding divulgam milhões de iniciativas, dos mais diversos campos, e utilizam ferramentas digitais para atingir seu público. Desde iniciativas artísticas e culturais até projetos sociais utilizam esse método. Um exemplo recente muito bem-sucedido é de uma das organizações sociais apoiadas pelo Instituto Órizon.

O Instituto Pró-Saber SP, uma das três OSCs selecionadas no primeiro edital de apoio do Órizon, lançou no final do ano passado a campanha de crowdfunding #CadaLeitorImporta, para financiar durante o ano de 2024 o Pró-Jovens, programa do Pró-Saber de formação para jovens da comunidade de Paraisópolis para serem elos de transformação por meio da leitura. A formação possui três módulos focados na formação humana, na capacitação dos jovens como mediadores de leitura e brincadeiras e, por fim, na oportunidade de contratação desses jovens para levar essas experiências às escolas públicas parceiras dentro da comunidade.

A campanha tinha o formato tudo ou nada, ou seja, só sairia do papel se a meta, de R$ 150 mil fosse atingida. E, ao final da campanha, em 8 de dezembro, foi arrecadado o montante de R$ 201.904,00, 135% da meta!

Matchfunding

O matchfunding tem muitas similaridades com o crowdfunding. Também consiste em campanhas online de arrecadação em formato de “vaquinha”. O matchfunding é, na verdade, um tipo de crowdfunding. A diferença para o formato tradicional é o “match”, que significa nesse caso algo como “combinação”. Funciona assim: para cada valor doado por um doador “comum” (pessoa física), apoiadores e parceiros da organização responsável pela campanha, que podem ser empresas, fundações, fundos de impacto etc., se comprometem a doar um valor igual, ou em alguns casos até o dobro.

Assim, o matchfunding se torna um crowdfunding “turbinado”, apaz de alavancar tanto a arrecadação de recursos, como a capacidade de impacto dos projetos contemplados, ao multiplicar as doações captadas. Esse método une, portanto, as doações de pessoas físicas e o investimento social privado (ISP) e corporativo (ISC). Como já falamos bastante por aqui, com o avanço da agenda ESG, cada vez mais empresas estão buscando apoiar projetos de impacto social, e o matchfunding está crescendo rapidamente como uma forma delas fazerem isso, que traz bastante divulgação positiva para a marca dessas empresas.

Esses mecanismos de financiamento coletivo já possibilitaram a realização de inúmeros projetos e iniciativas que fizeram e fazem a diferença na vida de muita gente, e têm potencial para gerar muito mais impacto. O sucesso de uma campanha de crowdfunding e matchfunding depende de uma estratégia bem desenhada, que contemple o público potencial de doadores, qual seria um valor médio de doação adequado para potencializar o número de doadores, os tipos de recompensas e retornos que os doadores poderão receber de acordo com o valor doado, e as formas de divulgação da campanha para atingir esse público no momento certo e persuadi-lo a ser generoso.

É da natureza humana a vontade de ajudar o próximo, e a tecnologia surge para dar maior eficiência e escala a esse impulso de doar. Claro que o volume de doações depende de diversos fatores, principalmente econômicos. Como também já mostramos aqui, as doações caem em momentos de crise econômica. Por isso, é importante sempre diversificar as fontes de recursos e ter uma estratégia que combine doações de pessoas físicas e jurídicas, investimento social, recursos públicos etc. O importante é espalhar o bem!

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?